domingo, 29 de janeiro de 2012

Ledo engano

No final do mês de janeiro comecei a frequentar na UCLA um grupo de estudos de Etnografia no departamento de Sociologia.
Considerando que isso seria uma ótima oportunidade para ver uma aula de sociologia, e quem sabe, uma forma de introdução ao círculo de alunos da Sociais.
Ledo engano.
A primeira reunião, foi numa sexta-feira, no final da tarde.
Me programei para chegar 10 minutos de antecedência para ver aquele 'burburinho' do início de um grupo de estudos (colegas se encontram e falando de ameninidade cotidianas).
Às 4h50 eu cheguei a reunião estava marcada para 5h. Fui até a sala e não havia ninguém, literalmente 'às moscas'.
Decidi ir no banheiro e quando voltei as 5h a sala já estava cheia.
Entro na sala e num olhar ligeiro tento procurar uma cadeira vazia. Felizmente, percebo numa passada de olhos que estou me sentando ao lado do aluno com quem troquei emails para a minha apresentação e permissão no grupo.
Me apresentei à ele falando baixinho. Ele me fez 2 perguntas 1. Se eu estava visitando a universidade 2. E se eu me interessa por Sociologia. Respondi que sim que era formada em Ciências Sociais no Brasil e que estava esperando o deadline da faculdade quanto ao pedido de entrada ao programa de ph.d no Departmanto Spanish & Portuguese.
Bom, o grupo começou, o aluno que estava apresentando o texto falou, os colegas expuseram seus comentários e após 1h30 de grupo acabou a sessão. Mas eu, não tive coragem de abrir a boca! Eu que tinha lido o texto, feito uma lista de apontamentos além de indicação de bibliografia e filmes. Não tive iniciativa. Talvez por não ter me sentido a vontade, talvez por ser o primeiro dia ou por esperar que alguém me introduzisse aos demais.
Mas reunião acabou e não fui apresentada ao grupo e também não tive coragem de me apresentar.
Dei uma enrolada antes de sair da sala, guardando meu material com calma e ligando o celular na maior tranquilidade.
O aluno, a única pessoa que eu conhecia logo deixou a sala. Eu saí.
No corredor encontrei ele, parei ele fiz perguntas sobre quantas vezes por trimestre (quater) eles se encontravam, porque o grupo de etnografia estava no departamento de Socilogia. Ele me respondeu em segundos e me dispensou.
Eu deixei o prédio 'désoleè'.
Comecei a pensar que se isso fosse em SP a configuração seria completamente diferente. Pois se fosse um imigrante chegando na universidade brasileira com a mesma formação que todos ali. Rapidamente ele seria introduzido ao grupo e possivelemente convidado para ir ao bar após o grupo. For sure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário