segunda-feira, 29 de março de 2010

Quase anedota!

Comentário sobre o ambiente estudantil ...

Como participo de um programa para imigrantes ... Imaginem!? A diversidade de países reunidos num pequeno ambiente.. é quase a reunião dos povos!!! Tem:
                          Sri Lanka;
China;   
                            Irã; 
Armênia;
                                Etiopia;
           Camboja;
                     Peru; 
                                               Colombia; 
El Salvador;
                           México;
Cuba;
                Egito;
   Grécia;
                 Russia;
Brasil (além de mim, mais 2. Não me incluíram, vou comentar num outro post!). 

Em sala de aula sento entre um iraniano e uma armênia.

Tudo isso pra dizer o seguinte ...

Esta ocorrendo o Census 2010, é feita uma campanha pra todos responda! Veiculada em todos tipos de comunicação possíveis e imaginados ... Vê-se no ônibus, em outdoor, vem escrito na notinha do supermercado, no jornal e na minha experiência uma campanha feita pela professora em sala de aula. 

A professora é uma japonesa de 1,50 de altura, não saberia traduzir isso em 'feet'(que é a medição anglo-saxã), com cabelos curtos, óculos, cabelos pretos e traços finos ... Uma senhora. Que para pedir silêncio em sala,tem como auxílio uma corneta colorida! 

Ela fez uma campanha durante 5 dias solicitando, brandando que TODOS, todoS, ABsolutamente ToDoS!!! Deveriam responder o census 2010... Explicou sua importância, deu exercícios, fez interpretação dos alunos em sala de aula, para demonstrar como deveríamos proceder, caso fossemos parados por algum entrevistador do censo, e tudo mais!!!
Reiterou muitas vezes que tudo que há aqui, nesse país, foi porque um dia o governo o ouviu o povo!O slogan do census 2010 é: "Você responde e envia o questionário do censo e todos nós progredimos*". 

Lá pelas tantas comentei com o meu colega iraniano:
Mi: Nossa, ela já falou tanto! Parece uma estadista. Ja respondemos o censo! Queria aula... 
E sabe o que ele me respondeu?
Ali: No, no ... I like Fidel Castro, I like Hugo Chavez!
Eu ri! e pensei... cada um com o seu modelo de governo. Vou falar pra um cara que tem homem-bomba em sua sociedade, isso!?!?!




Fonte:
http://2010.census.gov/2010census/language/portuguese-eu.php




Um comentário: