quinta-feira, 11 de março de 2010

Antítese: Zé Carioca!





*

Pensando em que nome daria ao blog, não saía da minha cabeça algo relacionado ao Zé Carioca. Sabe, aquele papagaio verde?? Pois é, ele foi criado pelo Mr. Walt Disney, no início da década de 40, como um ícone para se lembrar dos brasileiros.
Entrentanto, esqueceram de dizer que o significado cultural que o Mr. WDisney alimentava era o mesmo que Mario de Andrade remetia ao Macunaíma: indolente, malandro simpático e um bom beberrão de cachaça.
Deste modo, o nome a Antítese de ser Zé Carioca, é a tentativa de uma possível resposta, à essa idéia colonizadora que sofremos a todos os instantes, direta ou indiretamente. De sermos migrantes, latinos ou sul-americanos!

___

Bom, quem quiser discutir mais sobre identidade nacional, vale dar uma lida no texto COMPLEXO DE ZE CARIOCA Notas sobre uma identidade mestiça e malandra (*)
Lilia Katri Moritz Schwarcz

Disponível: http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_29/rbcs29_03.html


*foto retirada

http://www.walldesk.net/pdp/1024/23/02/Ze%20Carioca/carnaval-ze-carioca-.jpg



5 comentários:

  1. Oi Mi,

    vi o link e cheguei aqui. Achei bem legal a ideia do blogue.
    Faz algum tempo que fazia uma pesquisa de sobre mídia e criança, achei um vídeo sobre desenhos animados e quem estava entre eles, Zé Carioca, vendendo sua imagem de 'indolente, malandro simpático e um bom beberrão de cachaça'.

    veja em:http://pes-ponto.blogspot.com/2008/07/cultura-virtual.html

    bjs
    Luciana

    ResponderExcluir
  2. oi, Micheli, É impressionante, o seu grau de cultura e inteligencia;......
    Fiquei boBA ao ler td. que voce escreveu. Não deixe de me enviar sempre quero ler tudo que vc. escreve. Quem sabe fico mais aculturada.....(existe essa palavra)?... Enfim Adorei, continue
    Imagino lendo aqui como deve ser ruim comer só fazendo mesmo.Mas vc. é boa até nisso... mande para a Adri e se possível para Fátima ela sempre pergunta de voce. Parabens!!! grande bj. para vc. e Ga.

    ResponderExcluir
  3. o 1.o video q aparece o ze carioca (patrocina pelo governo americano no programa da politica da boa vizinhança --q soh existiu pra nao deixar a disney falir) http://www.youtube.com/watch?v=_mQHr8bAojU

    Ácido puro!

    ResponderExcluir
  4. Nossa nem imaginava que alguém na sua idade conhecia o Zé Carioca, sempre me surpreendendo !!

    Tomara que "o cara", o Lula, mude um pouco esta imagem deixada nos anos 50 para os brasileiros.
    Afinal não creio que preencha as 3 características: 'indolente, malandro simpático e um bom beberrão de cachaça'. Ou eu estou errada?

    ResponderExcluir
  5. Mi,

    voce lembrou bem o significado dos símbolos que nos representam. Eu naõ acho ruim nos lembrarem como um povo alegre, só acho complicada a falta de credibilidade que vem carregada junto com esse estigma.

    Um beijo!

    ResponderExcluir