quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Origens do Zé Carioca

*

Alguns me perguntaram: Porque o blog se chama Zé Carioca?

Este nome foi dado por inspiração ao texto: COMPLEXO DE ZE CARIOCA Notas sobre uma identidade mestiça e malandra (*), da Lilia Katri Moritz Schwarcz.
Além, da autora trazer à luz questões e elucidações sobre a construção de "identidade nacional". E nos conta a história do personagem Zé Carioca, e para qual função ele foi criado ...
E estando em solo americano, é preciso dizer que somos a antítese das interpretações americanas.
Veja o trecho do texto.


É essa mesma mestiçagem que se re-significa em "malandragem" no início do século e se converte em ícone nacional na figura preguiçosa de Macunaíma, de Mário de Andrade, ou então na personagem do Zé Carioca, criada por Walt Disney em 1942 para o filme Alô; amigos. Nessa ocasião, Zé Carioca introduzia Pato Donald nas terras brasileiras, bebendo cachaça e dançando samba junto com o mais famoso e teimoso pato de Disney. Tamanho foi o sucesso do simpático papagaio brasileiro que três anos depois a mesma personagem voltava às telas, desta vez como estrela principal do exótico desenho Você já foi à Bahia?, que apresentava ao público norte-americano "as belezas dessa terra alegre de Cármen Miranda". Com efeito, era o próprio olhar que vinha de fora que reconhecia nesse "malandro simpático" (Disney, 1945) uma espécie de síntese local, ou ao menos uma boa imagem a ser exportada.


Caso se interessem em ler o texto:
http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_29/rbcs29_03.htm

* Ganhei esta foto de presente da Denise Boschetti, minha ex-aluna. Adorei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário